Há 20 anos rompi o ligamento cruzado de ambos joelhos, em razão do futebol, e fiz a cirurgia de recontrução. Na época foi empregada uma técnica que hoje é ultrapassada, pois a forma como o ligamento era posicionado anos depois poderia desencadear um quadro de atrose. Mas era o que havia na medicina naquele momento. Para resumir, hoje eu tenho exatamente esse quadro de artrose, que me traz limitações para alguns esportes (futebol nunca mais). Tênis de mesa eu pratico bem, pois o deslocamento lateral me favorece.
O conselho é que você tente evitar ao máximo a cirurgia, pois um joelho operado nunca será o mesmo, e pode te trazer problemas a longo prazo, como aconteceu comigo. Se o seu médico sugerir a cirurgia, tente ouvir outras opiniões.
Agora, não sei se está desenvolvido aí no seu país, mas existe um novo ramo da medicina chamado medicina regenerativa, que é tentar reparar o tecido ligamentar sem uma cirurgia.
Eu fiz há 4 meses atrás a colocação de celulas tronco em ambos os joelhos, e o resultado até agora é excelente. No meu caso não vou conseguir recuperar toda a cartilagem, que já está desgastada há vários anos, mas obtive cerca de 50% de melhoria na mobilidade, e 70% em enrijecimento. O médico me disse que já fez esse procedimento em jogadores de futebol profissional com ligamento rompido, e eles voltaram a jogar sem necessidade da cirurgia.
Enfim, acho que vale a pena você pesquisar sobre isso.
Boa sorte.